O que é uma dor de cabeça?

02 de Maio de 2013

O que é uma dor de cabeça?

A dor de cabeça é definida como uma dor no pescoço, cabeça ou superior. É um dos locais mais comuns de dor no corpo e tem muitas causas.

As dores de cabeça são classificadas:

Dores de cabeça têm inúmeras causas, e em 2007 a Sociedade Internacional de Cefaléia montou um sistema de classificação atualizado para dor de cabeça. Porque muitas pessoas sofrem de dores de cabeça e porque o tratamento, por vezes, é difícil, espera-se que o novo sistema de classificação vai permitir que profissionais de saúde cheguem a um diagnóstico específico quanto ao tipo de dor de cabeça e para fornecer tratamento melhor e mais eficaz.

Existem três categorias principais de dores de cabeça:

  • Cefaléias primárias;
  • Cefaléias secundárias;
  • Neuralgias cranianas, dor facial, dores de cabeça e outros

O que são dores de cabeça primárias?

Cefaléias primárias incluem enxaqueca, tensão, e cefaléias em salvas, bem como uma variedade de outros tipos menos comuns de dor de cabeça.

  • Dores de cabeça tensionais são o tipo mais comum de cefaléia primária. Até 90% dos adultos tiveram ou terão dores de cabeça tensionais. Dores de cabeça de tensão ocorrem mais comumente entre as mulheres do que os homens.
     
  • Enxaquecas são o segundo tipo mais comum de cefaléia primária. Enxaquecas afetam as crianças e adultos. Antes da puberdade , meninos e meninas são igualmente afetados por dores de cabeça da enxaqueca, mas após a puberdade, mais mulheres do que os homens são afetados. Estima-se que 6% dos homens e até 18% das mulheres sofrem de enxaquecas em sua vida.

Cefaléias primárias pode afetar a qualidade de vida. Algumas pessoas têm dores de cabeça ocasionais que resolvem rapidamente, enquanto outros estão debilitados. 

O nosso intuito hoje com a dica de saúde é orientar você a tratar essas terrivéis dores de cabeça. Para isso, coloque durante o seu dia as seguintes ações:
- Faça alongamento diariamente
- Alimente-se bem e saudável
- Beba pelo menos 2 litros de água por dia
- Faça exercícios físicos, como andar, correr, bicicleta e outros
- Escolha um bom colchão e um ótimo travesseiro

Essas ações melhorarão sua qualidade de vida e servem de tratamento para diversas causas da dor de cabeça.

Agora se mesmo assim suas dores continuarem, procure um médico especialista e busque um tratamento de acordo com os exames feitos.