O que é colesterol?

24 de Junho de 2013

O nosso corpo também produz gordura. O colesterol é uma delas. Ele é produzido naturalmente pelo organismo e é muito importante para manter a estrutura da membrana celular, essencial em inúmeros processos metabólicos. O corpo também usa o colesterol para produzir hormônios e vitamina D. O colesterol está presente apenas nos alimentos de origem animal.

A maioria é produzida naturalmente pelo organismo a partir do fígado. Cerca de metade do colesterol consumido pelas pessoas é absolvido pelo corpo. Apesar de ser essencial para a saúde do corpo, quando o colesterol é ingerido e produzido em quantidades elevadas pode se tornar um problema. 

Existem duas fontes de colesterol. A lipoproteína de baixa densidade ou colesterol LDL (o tipo "ruim"), e lipoproteína de alta densidade ou colesterol HDL (o tipo "bom"). Níveis altos de colesterol bom representam mais saúde para o coração, pois ajuda a remover o excesso de colesterol para fora das células e das artérias.

Você pode ajudar seu corpo a produzir colesterol bom, ingerindo alimentos que o contenham. Você sabe quais são eles?

  • Consuma mais alimentos que são fonte de ômega 3, como atum, salmão e sardinha.
  • Inclua na sua dieta alimentos que contenham vitamina D. Entre eles estão as carnes brancas, queijo branco, clara de ovos e vegetais.
  •  Opte por comer frutas com casca, como maçã, pêssego, ameixa e pera.

Além de uma dieta alimentar, a prática de exercícios também estimula o corpo a gerar colesterol bom e auxilia na eliminação do colesterol ruim, prejudicial à saúde. Para acompanhar os níveis de colesterol no seu corpo é importante ir regularmente ao médico e realizar exames de rotina.

Procure os instrutores da Academia Gaviões e receba orientações sobre o treino ideal para a sua necessidade. Nossos especialistas trabalham de acordo com as recomendações do seu médico, indicando uma rotina de exercícios focada na sua necessidade e objetivo.