Exercícios ajudam as pessoas com diabetes

26 de Junho de 2013

Um novo estudo revelou que a realização de exercícios de intensidade moderada ajuda a reduzir a gordura armazenada em torno do coração, fígado e do abdômen de pessoas com diabetes mellitus tipo 2, mesmo na ausência de quaisquer alterações na dieta. A diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente, um hormônio que regula o movimento do açúcar para dentro das células, ou quando as células resistem aos efeitos da insulina. 

A doença pode conduzir a uma ampla variedade de complicações, incluindo danos aos olhos, rins e endurecimento das artérias. Especialistas recomendam que os pacientes realizem algum tipo de exercício físico. De acordo com alguns estudos feitos pelo Departamento de Radiologia do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, eles auxiliam na distribuição equilibrada de gordura pelo corpo. A pesquisa foi realizada com base em estudos anteriores, em que os especialistas observaram que diferentes depósitos de gordura no corpo mostram uma resposta que difere dos resultados obtidos com a intervenção nutricional ou médica. Para os especialistas, os efeitos metabólicos e de exercícios são difíceis de investigar, porque normalmente um programa de exercícios é acompanhada por mudanças no estilo de vida e dieta.

Para o novo estudo, o Dr. Cordeiro, pesquisador responsável, e seus colegas avaliaram os efeitos do exercício sobre a acumulação de gordura específica do corpo e função cardíaca em pacientes com diabetes tipo 2, independentemente de qualquer outro estilo de vida ou mudanças na dieta.

Os resultados colhidos a partir de ressonância magnética mostraram que, embora a função cardíaca não fosse afetada, o programa de exercícios levou a diminuição significativa no volume de gordura no abdômen, em torno do fígado e do coração, situação que expõe o paciente ao aumento do risco de doenças cardiovasculares. 

O resultado positivo dos estudos realizados na Holanda, representam um novo sopro de esperança para as pessoas com diabetes tipo 2. Para iniciar uma rotina de exercícios, é importante que os pacientes procurem um médico para analisar suas condições físicas. Converse também com os especialistas da Academia Gaviões, eles estão preparados para assessorar seu treino obedecendo as recomendações médicas.