O que comer antes, durante e após o exercício

01 de Julho de 2013

Uma alimentação saudável contribui para que você tenha mais energia durante os treinos na academia. Mas você sabe que tipo de alimentos são ideais para comer antes de realizar atividade física? As opções são muitas. Como bebidas esportivas, barras, pós e suplementos, mas como saber quais desses são os melhores? Será que é possível deixar de lado os suplementos e substituí-los por uma dieta bem planejada?  Para que você esteja abastecido na hora do exercício, a sua dieta irá requerer a ingestão de carboidratos de qualidade, proteínas magras, gorduras e líquidos.

Para ajudar no fortalecimento dos músculos, alimente-se de proteínas e carboidratos como pães, cereais, arroz, massas, frutas e legumes, eles são fontes rápidas de energia. A proteína também contribui para que as células sanguíneas se mantenham saudáveis, fornecendo nutrientes e oxigênio para o trabalho dos músculos.

Fazendo uma analogia aos carros: Alimentos fornecem o gás para o motor do corpo e fluídos fornecem a água para o radiador do seu corpo. Sem esses combustíveis cruciais, o tempo de execução dos exercícios poderá ser mais lento e difícil.   A refeição pré-academia ideal tem quatro características:

  • Baixo teor de gordura
  • Moderada em carboidratos e proteínas
  • Baixa quantidade de fibras
  • Contém fluidos

Não arrisque inserir novos alimentos na refeição pré-academia. Um sanduíche de frango grelhado ou uma fatia de pizza de queijo podem caber na dieta antes do treino, mas fique longe de frituras de qualquer tipo, hambúrgueres gordurosos e refrigerantes.  

Por que é tão importante beber bastante líquido durante o exercício? Além de contribuir para que você esteja bem hidratado, a ingestão de líquido melhora o seu desempenho e até pode salvar sua vida. A água age como um sistema de arrefecimento do corpo, sem uma quantidade suficiente durante o exercício, sua temperatura corporal pode atingir níveis perigosamente elevados.  A melhor maneira de manter-se hidratado é beber muito líquido durante as refeições e beber cerca de dois copos de água a cada duas horas antes do exercício. Você pode monitorar seu estado de hidratação através de duas medidas simples:

Pese-se antes e depois do exercício e substitua e beba dois copos de líquidos para cada quilo perdido. Verifique a cor da sua urina. Quando você está hidratado, ela costuma ter uma cor clara, parecida com palha.


NOTÍCIAS RELACIONADAS