10 Dicas para manter a saúde mental

03 de Julho de 2013

10 Dicas para manter a saúde mental

Desfrutar da saúde mental significa ter uma sensação de bem-estar, sendo capaz de funcionar durante a vida todos os dias e se sentir confiante para subir para um desafio quando a oportunidade surgir. Assim como a sua saúde física, há ações que você pode tomar para aumentar a sua saúde mental. Aumente o seu bem-estar e fique mentalmente saudável, seguindo alguns passos simples.

  1. Conecte-se com os outros. Desenvolver e manter relações fortes com as pessoas ao seu redor irá apoiar e enriquecer a sua vida. A qualidade dos nossos relacionamentos pessoais tem um grande efeito sobre nosso bem-estar. Colocar tempo e esforço para construir relacionamentos fortes podem trazer grandes recompensas.

  2. Tire um tempo para desfrutar. Separe um tempo para as atividades, passatempos e projetos que você gosta. Fazer palavras cruzadas, fazer uma caminhada em seu parque local, ler um livro, costurar uma colcha de retalhos; tirar fotos com seus filhos, brincar com seus animais de estimação - o que leva a sua fantasia.

  3. Participar e compartilhar interesses. Participe de um clube ou grupo de pessoas que compartilham seus interesses. Ser parte de um grupo de pessoas com um interesse comum proporciona uma sensação de pertença e é bom para a sua saúde mental. Participe de um clube desportivo, uma banda, um grupo de caminhada à noite, uma aula de dança, um grupo de teatro ou coro, um livro ou um carro clube.

  4. Contribuir para a sua comunidade. Oferecer seu tempo para uma causa ou questão que você se preocupa. Ajude um vizinho, trabalhar em uma horta comunitária ou fazer algo agradável para um amigo. Há muitas formas de contribuir que podem ajudá-lo a se sentir bem sobre si mesmo e seu lugar no mundo. Um esforço para melhorar a vida dos outros é certo para melhorar sua vida também.

  5. Cuide de si mesmo. Seja ativo e comer bem - estes ajudam a manter um corpo saudável.Saúde física e mental estão intimamente ligados, é mais fácil sentir-se bem com a vida, se o seu corpo se sente bem. Você não tem que ir para a academia para exercitar - jardinagem, limpar, dançar e caminhadas contam. Combine atividade física com uma dieta balanceada para nutrir seu corpo e mente e mantê-lo sentir-se bem, por dentro e por fora.

  6. Desafie-se. Aprender uma nova habilidade ou assumir um desafio para cumprir um objetivo.Você poderia dar em algo diferente no trabalho, se comprometer com uma meta de fitness ou aprender a cozinhar uma receita nova. Aprendizagem melhora a sua aptidão mental, enquanto se esforça para atender às suas próprias metas constrói habilidades e confiança e lhe dá um senso de progresso e realização.

  7. Lidar com o stress. Esteja ciente de que desencadeia o estresse e como você reage. Você pode ser capaz de evitar alguns dos gatilhos e aprender a preparar ou administrar outros. O estresse é uma parte da vida e afeta as pessoas de diferentes maneiras. Ele só se torna um problema quando ele faz você se sentir desconfortável ou angustiado. Um estilo de vida equilibrada pode ajudar a gerir melhor o stress. Se você tiver problemas para o encerramento, você pode achar que a respiração de relaxamento, yoga ou meditação pode ajudar. 

  8. Descanso e atualização. Começar a abundância do sono. Vá para a cama em um horário regular de cada dia e praticar bons hábitos para dormir melhor . Sono restaura tanto o corpo e a mente. No entanto, a sensação de fadiga ainda pode definir se você se sente constantemente apressado e sobrecarregado quando você está acordado.

  9. Observe o aqui e agora. Tome um momento para observar cada um de seus sentidos a cada dia. Simplesmente "ser" no momento - sentir o sol e o vento em seu rosto e perceber o ar que você está respirando. É fácil ser pego pensando sobre o passado ou o planejamento para o futuro em vez de viver o presente. Praticar a atenção plena, focando sua atenção em estar no momento, é uma boa maneira de fazer isso. Fazendo um esforço consciente para estar ciente de seu mundo interior e exterior é importante para sua saúde mental.

  10. Pedir ajuda. Isso pode ser tão simples como pedir a um amigo para tomar conta enquanto você tem algum tempo ou falar com o seu médico sobre onde encontrar um conselheiro ou serviço de saúde mental comunitária. A vida perfeita e livre de preocupações não existe. Jornada de vida de toda a gente tem pedaços irregulares e as pessoas ao seu redor podem ajudar. Se você não obter a ajuda que você precisa em primeiro lugar, continuar pedindo até que você faça.