10 dicas para ajudar você a atingir seus objetivos

10 de Julho de 2013

Você já se perguntou como faria para aumentar as chances de alcançar seus objetivos? Se o seu desejo é perder peso, criar independência financeira, construir um casamento saudável ou criar filhos responsáveis, a fórmula para alcançar qualquer meta é a mesma.  

Na sequência abaixo, você verá 10 dicas que o ajudarão a aumentar as chances de alcançar seus objetivos:  

1. Identifique o que é importante para você!
Para ter sucesso ao alcançar seus objetivos é preciso selecionar aqueles que são realmente importantes para você. Caso a meta estabelecida não seja tão importante, pode ser que você abandone a ideia de alcançá-la no primeiro obstáculo que aparecer pelo caminho. Separe um tempo no seu dia e faça uma lista das coisas que são realmente essenciais na sua vida, aquelas que você valoriza. Em seguida, destaque os pontos considerados mais importantes e a partir daí você deve definir seus objetivos.

2. Aprenda com aqueles que já alcançaram objetivos.

Uma vez que já estão definidos os objetivos que você deseja alcançar, o próximo passo é aprender as coisas que você precisa saber. As pessoas que já atingiram seus objetivos serão a melhor fonte de conhecimento que você poderá consultar. Encontre as referências reconhecidas por terem alcançado objetivos parecidos com os que você deseja e aprenda o quanto puder com eles.

3. Determine a pessoa que você precisa se tornar.
Muitas vezes as pessoas se concentram no que elas precisam fazer para atingir seus objetivos e não consideram o que elas devem se tornar. Para conseguir algo que você nunca fez antes é preciso estar disposto a fazer o que você nunca fez antes, encarar o desconhecido, tornar-se alguém que você nunca foi antes.

4. Monte um plano.

Após aprender com aquelas pessoas que foram bem-sucedidos em alcançar objetivos semelhantes aos seus, o próximo passo é montar um plano para você. Indique claramente o que você precisa fazer e quando, anotando passo-a-passo cada tarefa. A partir daí, comece a reduzir os passos para as atividades diárias. Saber exatamente o que você precisa fazer todos os dias é fundamental para alcançar qualquer objetivo.  

5. Questione-se. Você está disposto a pagar o preço que for necessário para alcançar seus objetivos
Depois de concluir o seu plano, ser honesto consigo mesmo e determinar se o seu objetivo é importante o suficiente, seja disciplinado e cobre-se por isso. Uma das maiores razões para que as pessoas não consigam alcançar seus objetivos é porque elas não estão dispostas a fazer o que é necessário durante um período longo.

6. Reserve o tempo necessário.

Seu próximo passo é estipular um tempo necessário para cada dia em seu plano de trabalho. Tente abrir mão de coisas que são menos importantes e foque o seu tempo em trabalhar para alcançar seu objetivo, evitando distrações. Bloqueie um horário na sua agenda e persista. O sucesso vem da ação diária consistente!  

7. Começar.

Uma vez que você aprendeu o que você precisa saber, dividiu seu plano entre suas atividades diárias e bloqueou o tempo para fazer as tarefas, é hora de trabalhar o seu plano. Quando chegar o momento do dia que você reservou, comece. Coloque seus objetivos em prática, sem mais delongas.  

8. Tome decisões sábias.

As chances de alcançar seus objetivos melhoraram significativamente quando você segue um processo lógico de tomada de decisões, sejam elas grandes ou pequenos. A cada decisão que você toma, considere todas as suas opções, anote os prós e contras de cada uma delas. A partir daí, vai ficando mais evidente qual caminho deverá seguir.  

9. Não dê desculpas a si mesmo.

Muitas pessoas não conseguem alcançar seus objetivos e costumam arranjar desculpas que justifiquem o fracasso. Seja honesto consigo. Faça o que deve ser feito. Não se permita ficar justificando o porquê de não ter realizado suas tarefas, assuma um compro com você mesmo.

10. Esforce-se para a excelência.
A chave para o sucesso é buscar a excelência em tudo. Analise o que você faz e pense em como poderá fazer melhor, como você trabalha o seu plano a cada dia. Avalie todas essas coisas e para que possa encontrar maneiras de refinar o que você está fazendo, melhorando os resultados. O efeito cumulativo de pequenas melhorias diárias é poderoso. 

Agora faça cada passo dessas dicas e começe a mudar o seu futuro!