Principal motivo pelo qual você deve treinar pernas

15 de Julho de 2013

É bastante comum que as pessoas entrem na academia, mas não gostem de treinar membros inferiores como pernas, coxas e, principalmente, os glúteos. Algumas desculpas são utilizadas para fugir desses exercícios, entre elas, as mais comuns são: falta de tempo por conta de treinos de bike e corrida. Seja lá qual for a sua desculpa, é errado não fazer um treino qualificado dessa região do corpo.

Para ajudar você a entender melhor a necessidade de treinar os membros inferiores, selecionamos alguns dos principais motivos:  

1 - Mais músculos. Estudos apontam que os exercícios de agachamento e levantamento terra ajudam a liberar mais hormônios como os do crescimento e testosterona. Essenciais na construção muscular corporal.  

2 - Aumentam a parte superior do corpo. Agachamento e levantamento terra trabalham no condicionamento de todo o corpo e não apenas das pernas. Selecionamos alguns exemplos rápidos de como esses exercícios contribuem para isso:

- Os braços apertam a barra durante agachamentos pesados e levantamento terra.
- O abdômen realiza um trabalho pesado para estabilizar o peso durante agachamento.
- O peito trabalha todo período durante o levantamento terra pesado.
- Se você não pode treinar a parte superior do corpo por conta de uma lesão, conseguirá prevenir a perda de massa muscular nessa região realizando treinos mais intensos de agachamento e levantamento terra.  

3 - Mais força. Pernas mais fortes e musculosas aumentarão sua força na hora de elevar a parte superior do corpo, contribuindo para o desenvolvimento muscular dos membros superiores.  

4 - Simetria. Se você estabeleceu como meta ter um corpo bonito e saudável, a sua rotina de exercícios deve envolver a parte inferior e superior para que todos os músculos fiquem fortalecidos. Além de alcançar o ideal desejado, você reduz o índice de lesões por falta de fortalecimento muscular.  

5 -Força Mental. Esta é a principal razão pela qual as pessoas não treinam suas pernas: elas alegam que é fisicamente e mentalmente difícil. Mas é preciso começar e a prática dos exercícios de agachamento e levantamento terra ajudarão a construir uma forte resistência mental.

Execução não conta! Correr, andar de bicicleta jogar futebol nunca trabalharão as pernas os exercícios de agachamento e levantamento terra. Procure conversar com seu professor na academia e acompanhe a evolução do seu corpo durante a prática dos exercícios.