Por que começar um treino de corrida?

22 de Julho de 2013

Ainda é comum que as pessoas vejam os treinos de corrida como um exercício difícil e cansativo, sentindo-se desestimuladas a iniciar a prática da atividade. Mas ela proporciona inúmeros benefícios. A corrida é um triturador de calorias, além de potencializar o bom humor e ser o combustível ideal na luta contra doenças.

Nos Estados Unidos, uma organização de corrida promoveu uma votação entre os mais de 8 mil corredores para saber quais eram os principais benefícios da prática para a saúde deles. Entre os resultados mais citados, estão:
- Esculpir o corpo e tonificá-lo;
- Afastar o estresse;
- Ajudar a alcançar objetivos pessoais.

E esses são apenas alguns benefícios da corrida apontados pelos participantes, mas existem muito mais. Por ser um exercício acessível, que pode ser praticado por pessoas de todas as idades, a corrida atrai tantos adeptos. Não é preciso desenvolver muitas habilidades especiais, comprar equipamento caro, ter capacidade atlética ou mesmo bons genes para praticá-la. Todas as pessoas que desejam começar a correr precisam apenas de um bom par de tênis e muita determinação.

Correr é provavelmente a melhor forma de exercício do mundo. Ela melhora a saúde do corpo aumentando a imunidade, proporciona um peso corporal saudável e pode ser feita em qualquer lugar e por qualquer pessoa.

Se você ainda não pratica corrida, mas sempre observa em sua academia ou no parque as pessoas correndo com certa facilidade e deseja alcançar esse nível de prática, selecionamos algumas dicas:

- Todas as vezes que for realizar ou antes de encerrar uma atividade física, faça alongamentos nas partes superiores e inferiores do seu corpo. Para que consiga trabalhá-lo por completo e evitar a fadiga pós-treino;

- Use um tênis apropriado para corrida. Os tênis que não são próprios para isso podem causar lesões graves nos joelhos e em outras partes do corpo;

- Estipule pequenas metas para começar. Não tenha pressa, você não precisa fazer 5 km no primeiro dia e depois ficar sem disposição para andar, cheio de dores. Estipule um objetivo, veja o quão longe você consegue chegar e vá aumentando o grau de dificuldade aos poucos;

- Muitas pessoas obtém um bom rendimento quando estão ouvindo música. A batida estimula o corpo e o cérebro. Então selecione uma playlist com as suas músicas favoritas e aproveite a sua corrida.

Lembre-se. A corrida é um exercício que deve ser realizado em longo prazo. Realize-o por etapas. Você pode começar com uma caminhada leve e ir evoluindo para corridas mais intensas e à longa distância.  

Procure um profissional na Academia Gaviões para ajudá-lo no condicionamento e orientá-lo sobre os exercícios.