Água de coco: bebida milagrosa ou modismo de saúde?

26 de Julho de 2013

Bebida preferida de muitas pessoas ao redor do mundo, a água de coco também ganhou o apoio de celebridades e seus benefícios sempre são ressaltados em campanhas de marketing, elevando-a ao status de superalimento. 

Não se pode confundi-la com o leite de coco que é extraído da ?carne? do coco ralado, rica em gordura. A água de coco é o líquido que está dentro de cocos verdes.

Como um superalimento, a água de coco é conhecida e divulgada como uma bebida milagrosa. Além de ser considerada a ?bebida esportiva da Mãe Natureza?. Conta-se que entre os benefícios proporcionados à saúde estão a perda de peso, retardo do processo de envelhecimento, redução da pressão arterial e colesterol e até a cura da ressaca.

Mas será que ela é melhor do que as bebidas esportivas?
Ao se exercitar seu corpo perde água e sais minerais essenciais, como sódio, potássio, cálcio e magnésio. Esses minerais estão presentes na água de coco, em especial o potássio. Uma pesquisa também apontou que o sódio enriquecido com água de coco pode funcionar tão bem na hidratação dos atletas após uma rotina prolongada de exercícios quanto as bebidas esportivas.

Porém, a água de coco possui quantidades minúsculas de alguns desses minerais. O potássio, por exemplo, ajuda a baixar a pressão arterial e reduzir o risco de doenças do coração, além de proteger os rins, mas para obter a quantidade de potássio necessária para esses efeitos é preciso ingerir muita água de coco, cerca de 3800 ml, já que em 100 ml da bebida só é possível encontrar 200 miligramas do mineral.

A água de coco naturalmente possui baixo teor de sódio - outro mineral essencial que você perde quando realiza alguma atividade física.

Sódio e potássio estão entre os principais nutrientes que contribuem com o equilíbrio dos fluidos corporais. A adição de potássio a uma bebida após a realização de uma série de exercícios ajuda a manter os líquidos, mantendo a hidratação do corpo, o que ocorre muito pouco com o sódio.

Outro dado importante é que a maioria das pessoas não costuma suar muito praticando exercícios regulares, nesse caso a água possui os nutrientes necessários para repor a hidratação do corpo. Bebidas esportivas são voltadas para atletas de elite, que realizam treinos intensos durante mais de uma hora.

Ainda que você sue muito ou tenha se exercitado por mais de uma hora em um ambiente muito abafado, um copo com água e um lanche são capazes de repor os carboidratos necessários.

Caso a sua preocupação seja ingerir uma grande quantidade de potássio, aposte em uma dieta equilibrada para obter a quantidade que precisa.

Carregados com açúcar
É importante estar atento, pois algumas marcas de água de coco industrializada são ricas em açúcar, o que pode indicar a adição de frutas na composição.

Como regra geral, leia sempre, com atenção o rótulo das bebidas e escolha aquelas que contenham menos de 5g de açúcar a cada 100 ml.

É claro que diante dessas informações você não deve cortar o consumo de água de coco. Fique atento aos rótulos e, se puder, substitua o produto industrializado pelo coco natural.


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