Como alcançar o corpo ideal para o verão?

31 de Julho de 2013

Durante o inverno é comum escutar as pessoas dizendo que estão no ?projeto verão?. Malhando ou fazendo dieta para alcançar o corpo ideal. Mas antes disso é preciso estabelecer algumas metas. O primeiro passo é ser honesto com você mesmo, apontando suas áreas de problema. Então faça as seguintes perguntas: 
Você realmente necessita perder peso com a finalidade de ser mais saudável?
Você já está em uma faixa de peso saudável, mas deseja perder alguns quilos e tonificar a musculatura? 
Você está abaixo do peso? Essa informação ajudará o profissional indicado a determinar com precisão sua dieta e as opções de exercício necessárias para alcançar seu objetivo. 

O primeiro passo para eliminar alguns quilos é fazer uma mudança na sua dieta. A realização de exercícios físicos contribui muito para o aumento do metabolismo, mas ele precisa estar aliado à dieta para que você consiga realmente perder peso.

Caso o seu objetivo seja ter músculos tonificados, concentre os esforços na realização dos exercícios e mantenha a ingestão de calorias na mesma quantidade. 

Calcule suas medidas. Caso você não saiba sua altura, aproveite para medir-se. Após determinar a área que será alvo dos exercícios de emagrecimento, use uma fita métrica para determinar a circunferência do local ou dos locais, caso determine mais de uma área. Áreas sugeridas: braço, peito, cintura, quadris e coxas.

Você deve se pesar. A balança digital oferece uma medição mais precisa, além disso, você deve se pesar pela manhã, antes de ingerir qualquer alimento. Para determinar qual o peso ideal para o seu corpo, calcule seu IMC (Índice de Massa Corporal). O IMC mede a gordura do corpo tendo como base para tal o seu peso e altura. Você pode fazer o cálculo manualmente ou utilizar calculadoras online disponíveis na internet.

Cuidado: Uma vez que o músculo é mais pesado que a gordura, a fórmula IMC subestima a quantidade de gordura em uma pessoa com massa muscular baixa, e sobrestima a quantidade de gordura em uma pessoa com massa muscular elevada. Por isso, é recomendado passar por uma avaliação física na academia.

Comece a correr, caminhar, nadar e andar de bicicleta. Estes e outros exercícios cardiointensivos ajudarão você a queimar calorias, acelerando o metabolismo e melhorando a saúde cardiovascular. Procure realizar 30 minutos de exercícios cardiointensivos pelo menos 3 ou 5 vezes por semana.

Se você está inscrito em uma academia, procure utilizar o aparelho elíptico, bicicleta ergométrica e outros equipamentos voltados para cardio disponíveis no local. Para que você consiga encontrar o melhor caminho, tente realizar exercícios diferentes. Assim você tem mais chances de se identificar com algum e poderá se comprometer com aquele que mais gostar.

Participar de uma aula. A maioria das academias oferece aulas experimentais de bike, aula de abdômen, dança, entre outras. Muitas vezes trabalhar com um grupo te deixará mais motivado do que realizar exercícios sozinho.

Faça mudanças simples no seu estilo de vida. Ao invés de dirigir, você poderá optar por caminhar até o local de destino. Caso precise usar o carro, pare a algumas quadras de distância para caminhar por mais tempo até o local.

Realize as tarefas de casa, como varrer casa, usar o rodo, entro outras, também ajudam a queimar calorias.
Como reforço, realize exercícios de tonificação muscular e levantamento de peso.

Inicie aulas de Yoga ou Pilates. Esses exercícios ajudam a tonificar e fortalecer todo o corpo, a opção ideal para quem quer ter músculos mais magros.

Consuma menos calorias. Diminuir o consumo de calorias é uma das maneiras mais eficazes de perder peso. O que vai ajudar a determinar a quantidade de calorias que você precisa perder é o seu peso e altura. Existem calculadoras de calorias online que ajudam você a calcular a quantidade calórica ideal que deve ingerir. Além disso, você também pode pedir orientação para seu nutricionista.

Controle sua alimentação anotando o que você come. Pessoas que possuem um diário alimentar perdem mais peso porque conseguem ter mais controle sobre o que comem. Não deixe de incluir no cálculo de ingestão de calorias todas as bebidas, molhos e temperos que você consumiu. Assim você poderá saber a quantidade de calorias que entraram em sua dieta por meio desses alimentos. Frango, peixe e peru são alimentos ricos em proteínas magras, que saciam rapidamente o paladar. Se você é vegetariano, substitua esses alimentos por tofu e ovos. 

Reduza o consumo de carboidratos considerados vazios, como pão, massas e arroz. Coma frutas e legumes. Ricos em vitaminas, eles ajudam a saciar a fome e melhoram a aparência da pele. Elimine da sua dieta os chamados junk food (comida lixo) e doces. 

Evite a ingestão de álcool. Pequenas doses de bebidas alcoólicas contêm muita caloria. Alguns cocktails contem cerca de 700 calorias. Beba bastante água. Manter o corpo hidratado ajuda a combater doenças, dores de cabeça e também pedras nos rins. Além de hidratar a pele e manter o nível de energia elevado. Durante as refeições, a água ajuda a saciar a vontade de comer.

Não pule refeições. Mesmo que o seu dia esteja corrido, não deixe de parar para almoçar, nem que seja uma salada, pois te dará a energia necessária para enfrentar o dia.

Não faça refeições muito tarde. O metabolismo desacelera no período noturno, então evite fazer refeições pesadas. Especialistas recomendam que você se alimente até às 21h, no máximo.
Compartilhe a sua rotina de dieta e exercícios com amigos. Façam competições e compartilhem dicas, isso poderá estimular a dedicação aos treinos.

Não desista! Caso você esteja cansado, pense no seu objetivo e lembre-se de todo o esforço que já foi feito até aqui, lembre-se que você está no caminho certo para alcançar um resultado positivo.

Faça pausas de vez em quando. É necessário ser disciplinado, mas você pode determinar o consumo de algum alimento que está fora da dieta aos finais de semana, como recompensa pelo bom desempenho nos dias anteriores.

Acompanhe seu progresso. Continue se pesando e tirando suas medidas durante alguns períodos, assim você poderá notar a evolução gradual e terá ainda mais incentivo para continuar. Só não faça isso todos os dias, isso poderá causar certa ansiedade.

Músculo pesa mais que gordura. Se você está se exercitando muito, provavelmente está ganhando algum músculo. Assim, as medições são mais importantes do que o número na escala.

Faça um antes e depois. Tire fotos do seu corpo a cada duas semanas. Neste mesmo período, faça um teste de roupas, para ver como elas se encaixam no seu corpo após as rotinas de exercícios.

Não deixe para depois. Inicie o seu projeto verão e mude sua vida de maneira saudável. A Academia Gaviões e seus profissionais estão aqui para orientá-lo e para contribuir com essa mudança.