Os efeitos de pular corda para o corpo

05 de Agosto de 2013

Muitas pessoas deixam de realizar atividades físicas por acharem que é muito cansativo. Mas com criatividade é possível experimentar coisas novas. Com o objetivo de perder peso, as pessoas procuram a academia e iniciam as atividades com exercícios na bicicleta e correndo na esteira, o que pode ser bem puxado. Mas existem exercícios alternativos, como pular corda. A prática proporciona benefícios para homens e mulheres, contribuindo para a perda de peso e para a melhora no preparo físico. 

Selecionamos três motivos principais que te farão iniciar os exercícios pulando corda:

Perda de peso
Pular corda é considerado uma brincadeira infantil. Mas o que ninguém sabe é o quanto esse ato pode beneficiar na perda de peso. Cada trinta minutos pulando corda você pode eliminar cerca de 300 a 500 calorias. Imagine realizar a atividade diariamente, os resultados serão muito melhores, você poderá perder ainda mais peso planejando uma rotina diária para a realização do exercício. Aumentando o tempo de duração, intercalando as séries de descanso e realização da atividade.

O aumento da aptidão cardiovascular
Coração, artérias e veias formam o sistema cardiovascular. As veias são as principais responsáveis por levar sangue e oxigênio ao coração e para todo o corpo. Pular corda pode beneficiar o condicionamento cardiovascular, contribuindo para a melhora na capacidade de trabalho desse sistema, deixando o indivíduo menos ofegante durante a realização do exercício e de atividades simples do dia a dia como subir escadas com muitos degraus ou ruas muito íngremes.  Além de deixar o praticante mais disposto para realizar as atividades comuns da rotina diária.

Fortalecimento muscular
Os músculos também são grandes beneficiados pelo exercício de pular corda. Esta é uma ótima maneira de melhorar o fortalecimento muscular das pernas e da parte inferior do corpo. Muitas pessoas poderão sentir um pouco de dor nas pernas após o primeiro dia de realização do exercício, isso acontece porque os músculos trabalham bastante durante a prática. Porém, conforme a evolução de cada treino de corda, você irá fortalecer musculatura, deixando-a mais resistente para a realização dos próximos exercícios.

É sempre importante contar com a orientação de um especialista para realizar exercícios físicos, mesmo os mais simples, como pular corda. Conheça os profissionais da Academia Gaviões, conte a eles suas preferências e peça orientação sobre o treino mais adequado para a sua necessidade.