Como a insônia pode afetar a sua vida

07 de Agosto de 2013

Como a insônia pode afetar a sua vida

Insônia é definida pela qualidade do seu sono e como você se sente depois de dormir. Muitas vezes as pessoas dormem rápido ou até mesmo dormem as oitos horas recomendadas, porém, ao acordar se sentem sonolentas e cansadas durante o dia, essa situação também pode ser classificada como insônia.

Os casos mais conhecidos de insônia são quando não conseguimos dormir, acordamos no meio da noite e ficamos acordados por horas durante a madrugada. A insônia é um problema comum que toma parte de sua energia, humor, saúde e capacidade de funcionar durante o dia. A insônia crônica pode até mesmo contribuir para sérios problemas de saúde. Mudanças simples para o seu estilo de vida e hábitos diários podem acabar com as noites sem dormir.

Você pode achar que insônia é um problema único e que deve que ser tratado exclusivamente sozinho. Porém, avaliar sua rotina pode auxiliar a detectar os problemas que influênciam a falta de sono. Para conseguir ter uma boa avaliação responda as seguintes perguntas:

1 - Você toma muito café durante o dia?
Resp.: Tomar café faz bem para memoria, acelerar o seu metabolismo e aumentar o seu animo durante o dia, mas tomar café em excesso pode lhe deixar com falta de sono e agitado na hora de dormir.

2 - Quantas vezes você prática exercícios durante a semana?
Resp.: Fazer atividade física quatro vezes por semana é ideal para você ter uma vida saudável. Praticar exercício promove:
- Ajuste de postura
- Melhora na sua respiração
- Reduz o estress
- Reduz a ansiedade

3 - Quantas vezes por semana você come alimentos fritos e gordurosos?
Resp.: Se você come errado e está acima do peso, você terá sério risco de ter apneia do sono e assim não conseguir dormir bem.

4 - Você tem tido muitos problemas no trabalho e em casa?
Resp.: Problemas surgem todos os dias, tente relaxar e respirar bem fundo vinte vezes. Pratique exercícios de relaxamento como Yoga. Você verá que soluções virão mais rápido e sem aquela vida de ansiedade e raiva.

5 - Você janta depois das 21h00?
Resp.: Seu sistema digestivo funciona lentamente durante a noite, por isso, comer muita proteína e carboidrato depois das 21h00 pode fazer com que seu organismo fique agitado e não consiga lidar com o excesso dos alimentos.

Faça essas perguntas a você mesmo e faça um acompanhamento de duas semanas. Você verá a mudança em seu sono e caso não tenha nenhuma mudança, você deverá procurar um especialista.