4 dicas para ajudar a prevenir doenças cardíacas

09 de Agosto de 2013

Problemas cardíacos estão entre as principais causas de morte por doenças. Embora não seja possível mudar alguns fatores de risco naturais - como o histórico familiar, sexo ou idade - existem algumas atitudes preventivas você poderá adotar.

Optar por um estilo de vida saudável é o primeiro e mais importante passo a ser doado. Aqui estão cinco dicas de prevenção de doenças cardíacas para você começar a seguir ainda hoje.

Não fumar
Fumar é um dos fatores mais perigosos para o desenvolvimento de doenças cardíacas. Produtos químicos como o tabaco podem causar danos ao coração e para os vasos sanguíneos, levando a um estreitamento das artérias e como consequência causando um ataque cardíaco. Nenhuma quantidade de fumo é segura quando o assunto são doenças cardíacas.

A nicotina, substância presente no tabaco, faz com que o coração trabalhe mais pelo estreitamento dos vasos sanguíneos, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial dos fumantes. Já o monóxido de carbono presente na fumaça do cigarro assume como um substituto de parte do oxigênio no sangue. Causando, também, o aumento da pressão arterial e obrigando o coração a trabalhar com mais intensidade para fornecer oxigênio suficiente para o corpo. O risco de desenvolver doenças cardíacas também existe para aquelas pessoas que fumam ocasionalmente.

A boa notícia é que após parar de fumar o risco de doença cardíaca cai drasticamente em apenas um ano. Independente de quanto tempo da vida ou quais quantidades você fumou. O resultado é imediato.

Pratique exercícios por 30 minutos na maioria dos dias da semana
Praticar exercícios diariamente ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca. A prática combinada a uma dieta alimentar saudável poderá trazer resultados inda melhores para o coração.

Através da realização de atividade física é possível controlar o peso, reduzir o estresse, equilibrar os níveis de pressão arterial, colesterol e diabetes, reduzindo as chances de você desenvolver condições que prejudiquem a saúde cardíaca.

Procure realizar pelo menos 30 a 60 minutos de atividade física de intensidade moderada em mais dias da semana. 

Você pode contabilizar as horas de exercícios as atividades do dia a dia como passear com o cachorro, fazer jardinagem e subir e descer escadas. Não é necessário realizar exercícios intensos para perceber as mudanças na saúde, você pode começar de maneira moderada e depois intensificar os treinos.

Manter uma dieta saudável para o coração
Prepare uma dieta especial que ajude a proteger a saúde do seu coração. O ideal é que ela contenha alimentos com baixo teor de gordura, sal e colesterol. Invista em frutas, vegetais, laticínios com pouca gordura e grão integrais. Além de ingerir feijão e outras fontes de proteínas com baixo teor de gordura.

A gordura trans e a saturada são os tipos de gordura que mais contribuem para a elevação do risco de doença da artéria coronária, responsável por levar oxigênio e nutrientes ao coração.

As principais fontes de gorduras saturadas incluem: Carne vermelha, produtos lácteos, óleos de coco e de palma. São fontes de gordura trans: Fast-foods, alimentos fritos, salgadinhos embalados e margarinas.

Uma alimentação saudável para o coração não é tudo. A maioria das pessoas precisam adicionar mais frutas e vegetais na sua dieta - com uma meta de cinco a 10 porções por dia. Comer frutas e legumes não só pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, mas também pode ajudar a prevenir câncer.

Também é importante o consumo moderado de bebidas alcoólicas. Algumas até beneficiam o órgão, mas é fundamental não exagerar.

Manter um peso saudável
Muitas pessoas ganham peso quando atingem a fase adulta por conta do consumo exagerado de alimentos gordurosos. O sobrepeso aumenta o risco de doenças cardíacas como pressão alta, colesterol e diabetes. 

Para controlar a saúde, faça um acompanhamento com especialistas, incluindo: médicos, educadores físicos e nutricionistas. Eles irão avaliar a sua situação, analisando e apontando o melhor caminho para que você perca peso de maneira saudável, preservando a saúde do seu coração.

Se você está acima do peso, não faz atividade física e consome em excesso os alimentos citados aqui, é hora de mudar a sua rotina e estilo de vida. Na Academia Gaviões você encontrará profissionais qualificados para auxiliá-lo nessa nova jornada.

Estamos te esperando!