Dicas para você reduzir seu colesterol

12 de Agosto de 2013

Você sabe quais são os problemas causados pelo colesterol alto? Entenda o que acontece com seu corpo quando os níveis de colesterol ultrapassam o limite permitido e quais atitudes você deve incluir na rotina para ajudar a diminuí-los.

Especialistas afirmam que o entupimento das artérias em muitos casos aumenta com o avanço da idade. Cardiologistas também afirmam que todas as pessoas na fase adulta devem monitorar os níveis de colesterol pelo menos uma vez a cada ano. Caso você já tenha colesterol alto e o problema também esteja presente em seu histórico familiar, deverá fazer acompanhamentos com uma frequência maior do que aquelas pessoas que não têm relatos familiares.

Mas não fique preocupado, separamos algumas dicas para ajudar você a reduzir os níveis de colesterol:

Definir uma meta
Após obter o resultado dos exames solicitados pelo médico, ele irá passar determinadas ações que você deve cumprir rigorosamente. Entre as recomendações estarão: mudanças na alimentação, estilo de vida, controle da obesidade ou até mesmo parar de fumar. Esses fatores são muito importante para acompanhar a redução do seu colesterol.

Para ajudá-lo a começar, crie objetivos pequenos e vá aumentando-os a cada semana. Isso o ajudará a não cair em tentação, atingindo sua meta de redução das taxas de colesterol para o próximo exame.

Considere a medicação
Mudanças no estilo de vida contribuem significativamente para que as pessoas consigam reduzir as taxas de colesterol, mas se o seu risco cardiovascular for alto, o médico também poderá recomendar o uso de medicamentos. Respeite sempre a decisão do especialista, o medicamento servirá como um reforço necessário para que você consiga diminuir os riscos de entupimento das artérias e problemas cardíacos no futuro.

Mexa-se
Além de diminuir o LDL, conhecido como ?colesterol ruim", praticar atividade física regularmente pode elevar o HDL, considerado o ?colesterol bom", em até 10%. É possível obter benefícios mesmo realizando exercícios moderados como uma rápida caminhada.

Especialistas recomendam que as pessoas façam ao menos 45 minutos de caminhada após o jantar ou cumpram uma meta de 10.000 passos por dia. Para ajudar, você pode criar uma meta inicial para a prática dos exercícios, comece realizando-os quatro dias por semana e depois aumente para cinco vezes por semana.

Coma mais fibras
Boas fontes de antioxidantes saudáveis para o coração, frutas e vegetais, incluindo grãos integrais também contribuem para baixar o nível de colesterol. Além das fibras solúveis, em particular, que contribuem bastante, elas estão presentes em alimentos como feijão, aveia e cevada.

Beba chá verde
O chá verde contém compostos que podem ajudar a diminuir o colesterol LDL. Um estudo realizado no Brasil constatou que as pessoas que tomaram cápsulas contendo um extrato de chá verde foram capazes de reduzir totalmente os níveis de colesterol.

Comer nozes
Consumir nozes regularmente proporciona reduções modestas nos níveis de colesterol. Mas elas são ricas em calorias, por isso seu consumo deve ser limitado a um punhado por dia.

Não fume
Fumar diminui os níveis de HDL ?colesterol bom", além de ser um importante fator de risco para o surgimento de doenças cardíacas.

Adote uma vida mais saudável, alimentando-se bem e praticando exercícios físicos.