Dicas para perder gordura corporal

19 de Agosto de 2013

Determinar percentual de gordura corporal é muito importante, pois está relacionado diretamente às questões de saúde, bem como ao bom desempenho em práticas de exercícios e esportes.  Você pode avaliar seu percentual de gordura na academia que frequenta e a partir daí, com a ajuda de um profissional, planejar uma meta saudável para o seu corpo.

Para ajudar você, pensamos em alguns hábitos que podem ser adotados em seu dia a dia e que tem como foco principal a perda de gordura corporal:

Beba mais água
A água é o meio em que a maioria das atividades celulares acontece, incluindo o transporte e queima de gordura. Quando você bebe bastante água durante o dia, seu corpo não tem a necessidade de comer grandes quantidades de alimentos durante as refeições, ajudando você a ingerir o que é considerado suficiente para esse momento. Para proporcionar benefícios à sua saúde, especialistas recomendam o consumo de cerca de 2 litros de água por dia.

Reduzir carboidratos ricos em amido
Alimentos ricos em amido como batatas, arroz, massas e pães fornecem ao seu corpo mais do que o necessário de energia e glicogênio. Toda essa energia extra é consumida e não é utilizada, transformando-se em gordura. Você não tem que eliminar por completo o consumo de carboidratos ricos em amido, mas deve ingerir de maneira moderada e em poucas porções, principalmente durante a noite.

Limite o consumo de açúcar
Consumir carboidratos simples (açúcares) logo após realizar treinamentos pesados ajuda a repor os estoques de glicogênio muscular e hepático, mas o açúcar ingerido em excesso e em outros momentos será armazenado pelo corpo como gordura. Sabemos que comer algo doce durante um dia estressante ajuda a aliviar as tensões, mas tente ingerir o açúcar de alimentos naturais como frutas frescas, por exemplo. Procure substituir bebidas açucaradas, como refrigerantes por sucos com água, por café, chá ou refrigerante diet.

Aumentar o consumo de vegetais
Os vegetais são ricos em nutrientes. Alimentar-se deles significa ingerir um valor máximo de nutrição com o mínimo de calorias. O ideal é consumir cinco porções diárias de vegetais - seja no almoço, em um sanduíche ou no jantar com peito de frango. Acrescente vegetais a sua próxima refeição. Peça lanches que venham com legumes frescos ao invés daquela porção de batata frita.

Consumir fibra
As fibras ajudam a reduzir os níveis de insulina e o total de calorias presentes no corpo, contribuindo com o seu emagrecimento. Alguns tipos de fibras como as solúveis (presentes em frutas e vegetais) absorvem a água e ocupam mais espaço em seu estômago, amenizando a vontade de comer. Farelo de cereal, aveia e feijão também são alimentos ricos em fibras.  Antes de comprar algum alimento, verifique no rótulo as informações nutricionais, elas indicam a quantidade de fibra presente.

Adotando essas mudanças na sua rotina diária, você poderá perder cada vez mais gordura corporal. 
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