Dicas para manter as articulações saudáveis

21 de Agosto de 2013

Para manter as articulações saudáveis é muito importante que você se mantenha sempre em movimento. Quanto mais você move o seu move, menos rigidez ele terá. Durante o trabalho, quando estiver lendo ou assistindo televisão, procure mudar de posição com frequência ou faça pequenas pausar para alongar-se. 

Dor nas articulações e artrite
A cartilagem ajuda a proteger as articulações do atrito entre os ossos quando você se movimenta.  Com o uso excessivo ou lesão ela pode quebrar, provocando um estreitamento do espaço das articulações e dos ossos. Outra causa de dor nas articulações é o crescimento ósseo doloroso ou a formação de esporas nesses locais. Isto pode conduzir a inchaço, rigidez, e, possivelmente, a osteoartrite, o tipo mais comum de artrite. Outro tipo é a artrite reumatoide, uma doença autoimune caracterizada pela inflamação extrema.

Proteja o seu corpo e suas articulações
As lesões podem danificar as articulações. Por isso você deve protegê-las durante a vida, utilizando equipamentos de proteção como cotoveleiras e joelheiras quando for realizar atividades radicais como patinação, andar de bicicleta ou skate.

Peso saudável para articulações saudáveis
Se você sente dor nos joelhos, uma das causas pode ser o excesso de peso corporal. Que aumenta a pressão sobre as articulações nesta região. Para amenizar os efeitos causados pelo sobrepeso, você pode investir em uma dieta e na prática de exercícios físicos a fim de eliminar peso.

Não fazer alongamento antes do exercício
Muitos especialistas em artrite acreditam que o alongamento é o tipo mais importante de exercício. No entanto, é importante que você não comece a esticar os músculos enquanto estão frios. Faça um leve aquecimento antes do alongamento para soltar as articulações, os ligamentos e tendões em torno deles.

Fortalecer os músculos ao redor das articulações
Músculos mais fortes ao redor das articulações significa menos estresse sobre elas. Algumas pesquisas apontam que ter músculos os músculos das coxas fracos aumenta o risco de osteoartrite do joelho. Para fortalecê-los, pequenos aumentos na força muscular já contribuem com a redução no risco da doença. Caso suas articulações já tenham sido afetadas, evite movimentos rápidos e repetitivos durante os exercícios.

Conheça os limites de suas articulações
É comum que muitas pessoas sintam dores musculares após a realização de exercícios. Porém, é preciso ficar atento ao tempo de duração da dor. Se durar mais de 48 horas é possível que você tenha estressado suas articulações. Para que isso não aconteça novamente, pegue leve dá próxima vez que se exercitar. Praticar as atividades com dor pode levar a mais lesões.

Lembre-se! Respeite os limites do seu corpo. Realizar exercícios deve ser uma prática para toda a vida. Na Academia Gaviões você poderá contar com a assessoria de profissionais aptos para orientar sobre a realização correta de cada exercício. Venha bater um papo com eles.