Como prevenir lesões na academia

26 de Agosto de 2013

É possível que durante seu treinamento na academia você se machuque ou sofra alguma lesão. Esses problemas são minimizados quando você segue corretamente as instruções do seu instrutor e realiza seus exercícios com cuidado e atenção. Para reduzir ainda mais as chances de passar por essas situações, selecionamos algumas dicas para você se prevenir das principais lesões que ocorrem na academia:

Pé e Tornozelo
Você deve procurar um tênis de corrida que não seja muito alto no calcanhar, o que ajudará a espalhar o impacto para todo o pé, evitando assim problemas como: fascite plantar (dor aguda no calcanhar), tendinite, síndrome do compartimento anterior, síndrome de compressão lateral e joanetes.

Joelho
Use os equipamentos adequados para o seu tamanho, força e habilidade. Evite movimentos repetitivos que possam causar lesões. Em rotinas diárias ou hobbies, fique atento às atividades em que você faz movimentos repetitivos com o joelho.

Musculatura
Use as técnicas corretas ou posições durante as atividades de modo que você não force seus músculos. Sempre se alongue e se aqueça antes e após o exercício físico.

Se você acha que certas atividades no seu local de trabalho estão causando dor ou dor por excesso de uso, ligue para o departamento de recursos humanos para obter informações sobre outras maneiras de fazer o seu trabalho ou para falar sobre o uso de equipamentos diferentes.

Ombro

A maioria das pessoas usam a musculação com o objetivo de melhorar a forma da musculatura do peito e dos ombros, o que significa que quase sempre esses membros sofrem mais ênfase do que o resto. Essa rotina de treino acaba sobrecarregando os ombros, que precisam de tempo para recuperação. Peça orientação correta sobre como posicionar seus ombros durante o levantamento de peso.

Pescoço

Especialmente, ao fazer o supino, certifique-se de que a região lombar e o pescoço estão apoiados corretamente. Evite colocar estresse adicional em seu pescoço com exercícios que fazem você levantar os braços acima da cabeça.