Os principais riscos da obesidade para a saúde

29 de Agosto de 2013

Estar acima do peso ou obeso não é uma questão apenas estética, mas principalmente de saúde. Essas condições elevam muito os riscos para outros problemas de saúde. Veja quais os principais problemas causados pelo excesso de peso e a obesidade em adultos:

Doença Arterial Coronariana
Tal como o seu índice de massa corporal aumenta, o mesmo acontece com o risco de doença cardíaca coronária. DCC é uma condição na qual uma substância cerosa, chamada placa, acumula-se no interior das artérias coronárias. Essas artérias fornecem sangue rico em oxigênio para o coração. Com isso, pode-se restringir ou bloquear as artérias coronárias e reduzir o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. Isto pode causar angina (dor ou desconforto no peito) ou até mesmo um ataque cardíaco.  A obesidade também pode levar a insuficiência cardíaca . Essa é uma condição grave em que seu coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do seu corpo.

Pressão alta
A pressão arterial é a força do sangue contra as paredes das artérias quando o coração bombeia o sangue. Se essa pressão aumenta e permanece elevada, ao longo do tempo pode danificar o corpo de muitas maneiras. Suas chances de ter pressão alta são maiores se você está acima do peso ou obeso.

Diabetes
A diabetes é uma doença em que a glicose do sangue, ou açúcar no sangue, está elevado. Normalmente, o organismo decompõe os alimentos em glicose e depois a leva para as células de todo o corpo. As células usam um hormônio chamado insulina para transformar a glicose em energia. Na diabetes tipo 2, as células do corpo não usam a insulina corretamente. Em primeiro lugar, o corpo reage tornando mais insulina. Ao longo do tempo, no entanto, o corpo não pode produzir insulina suficiente para controlar o seu nível de açúcar no sangue. Diabetes é a principal causa de morte prematura, doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral, doença renal e cegueira. A maioria das pessoas que têm diabetes tipo 2 estão acima do peso.

Gorduras anormais no sangue
Se você estiver com sobrepeso ou obesos, você está em maior risco de ter níveis anormais de gordura no sangue. Níveis anormais dessas gorduras no sangue são um fator de risco para doença coronariana.

Adote uma alimentação saudável e pratique atividades físicas regularmente, assim você mantém o peso adequado para o seu corpo e garante sua saúde.