Como reduzir, prevenir e lidar com o estresse

30 de Agosto de 2013

Pode parecer que não há nada que você possa fazer sobre estresse. As contas não param de chegar, as horas dos dias nunca são suficiente, sua carreira exige muito de você e com tudo isso sua família cobra sua presença. Mas você tem mais controle sobre o estresse do que imagina. Na verdade, a simples constatação de que você está no controle de sua vida é o primeiro passo para a gestão do estresse.

Identificar as fontes de estresse em sua vida
Comece identificando as fontes de estresse em sua vida. Isto não é tão fácil quanto parece. Suas verdadeiras fontes de estresse nem sempre são óbvias. Para identifica-las, olhe com atenção seus hábitos, atitudes e desculpas:

  • Você explica o estresse como temporário ("Eu só tenho um milhão de coisas acontecendo agora"), mesmo que você não se lembre da última vez que você fez uma pausa?
  • Você define o estresse como parte integrante do seu trabalho ou vida familiar ("As coisas são sempre loucas por aqui") ou como uma parte de sua personalidade ("Eu tenho um monte de energia nervosa, isso é tudo").
  • Você coloca a culpa do seu estresse em outras pessoas ou eventos? Até que você aceite sua responsabilidade na criação do estresse, ele vai permanecer fora de seu controle. 
Como gerir o estresse
Há muitas maneiras saudáveis de gerir e lidar com o estresse, mas todas elas exigem mudanças. Você pode mudar a situação ou mudar sua reação diante de situações estressantes. Ao decidir qual opção escolher, é útil pensar em quatro ações: evitar, alterar, adaptar ou aceitar.
  • Concentre-se no que faz você sentir-se calmo e sob controle.
  • Aprenda a dizer "não" - Conheça seus limites e respeite-se.
  • Evite as pessoas que fortalecem seu estresse. Se alguém consistentemente provoca estresse em sua vida e você não pode mudar o relacionamento com essa pessoa, limite a quantidade de tempo que você passa com essa ela ou termine o relacionamento por completo.
  • Assuma o controle de seu ambiente. Se o noticiário da noite te deixa ansioso, desligue a TV. Se vai para o mercado é uma tarefa desagradável, faça suas compras de supermercado pela internet.
  • Evite temas polêmicos - Se você fica chateado com religião ou política, fique fora desses assuntos.
  • Reveja sua lista de afazeres. Analise sua lista de responsabilidades e tarefas diárias, se você tem muito para fazer, talvez seja necessário distinguir os "deveres" e as "obrigações". Tarefas que não são realmente necessárias vão para o fundo da lista ou são eliminadas totalmente. 
Com algumas mudanças na sua rotina, será mais fácil gerir o estresse!