A importância de praticar exercícios na gravidez

10 de Setembro de 2013

Praticar exercícios durante a gravidez é a melhor opção para mulher continuar saudável e garantir uma boa gestação para o bebê.

Além de prepará-la para o parto, os benefícios das atividades físicas, como o fortalecimento dos músculos e construção de resistência, também fazem como que o corpo da mulher chegue a sua forma ideal muito mais rápido.

Durante a gravidez, o corpo da mulher libera um hormônio chamado relaxina, que afrouxa as articulações em preparação para o parto, então você precisa tomar cuidado com a escolha de exercícios e prestar atenção à técnica.

É essencial que a futura mãe consulte seu médico e converse francamente com seu instrutor da academia sobre as recomendações dadas, só assim ela e o instrutor poderão encontrar exercícios adequados, que não vão colocar o bebê ou a gestante em risco.

Atividades como corrida e musculação são muito recomendadas no começo da gestação, mas será preciso modificar o regime durante a gravidez, por isso, a consulta com o um nutricionista também é necessária.

Nos primeiros seis meses existe maior probabilidade de ganho de peso. Por isso, nesse período são recomendadas atividades aeróbicas, com intensidade e duração moderadas. No último trimestre, o aumento da barriga e do peso causam mudanças posturais, nesse caso é recomendável praticar exercícios de fortalecimento e alongamento.

Quais tipos de exercícios devem ser evitados
O melhor é evitar atividades que possam colocá-la em risco de deslizamentos e quedas, como o ciclismo e patinação embora as pessoas que participam destes esportes competitivos muitas vezes continuam bem em sua gravidez. Não pratique atividades de alto impacto, como cross fit ou musculação muito pesada. Também evite atividades que proporcionem a exposição prolongada ao sol.

Converse com seu médico e procure a Academia Gaviões 24 horas, nossos treinadores irão lhe ajudar a encontrar o treino ideal.