Exercícios para gestante na academia

12 de Setembro de 2013

A ideia de que a mulher gestante não pode praticar exercícios físicos ou mesmo frequentar uma academia está mudando. Diversas pesquisas e estudos já demonstraram que, quando realizadas com o devido acompanhamento e cuidados, as atividades físicas podem ser muito benéficas para as futuras mães.

Neste post vamos falar sobre alguns exercícios bastante seguros para mulheres grávidas. É importante lembrar que antes de começar qualquer atividade, a gestante precisa conversar com seu médico, pois apesar dessas atividades serem recomendadas, cada caso é um caso, e podem haver restrições.

Além da autorização médica para iniciar uma atividade, a gestante precisa ter em mente que o acompanhamento do instrutor da academia é fundamental. Não tenha medo de fazer perguntas ou avisa no caso de alguma dor ou cansaço excessivo, ter uma boa comunicação com seu instrutor garante que você aproveite os benefícios da atividade, sem colocar sua saúde ou a do bebê em risco.

Caminhada
Um dos melhores exercícios cardiovasculares para as mulheres grávidas, caminhar mantém você em forma sem abalar seus joelhos e tornozelos. É seguro ao longo dos nove meses de gravidez e pode fazer parte da sua rotina diária.

Corrida

A corrida faz com que seu coração trabalhe com mais rapidez e ajuda seu corpo a se estabilizar. Correr de 15 a 30 minutos por dia é o recomendado para gestantes.

Natação

A natação para gestantes é tida pelos por especialistas como o melhor e mais seguro dos exercícios para mulheres grávidas. Ela ajuda a fortalecer grandes grupos musculares (braços e pernas), oferece bons benefícios cardiovasculares e permite que as gestantes se sintam leves, apesar do peso extra da gravidez.

Yoga e alongamentos

Essas duas atividades ajudam a manter o tônus muscular e manter a flexibilidade corporal, com pouco ou nenhum impacto sobre as articulações. É importante lembrar, que a yoga exige muito do corpo, como resistência física e posicionamentos mais complexos, sendo assim, só pratique com um instrutor por perto e evite fazer aula mais de uma vez por semana.

Pilates

Pilates é uma forma de exercício que combina flexibilidade, treinamento de força, consciência corporal, respiração e relaxamento. O pilates tem como foco a barriga e os músculos do assoalho pélvico, como eles podem enfraquecer durante a gravidez, os exercícios de pilates podem ser muito úteis.

Musculação
Sim, gestantes também podem fazer musculação. O treinamento é desenvolvido especialmente para grávidas e consiste em rotina de pesos. Tomando as precauções necessárias e fazendo de maneira correta, o treinamento de peso é uma ótima maneira para tonificar e fortalecer os músculos.