Erros para evitar na academia

17 de Setembro de 2013

A pressa para obter resultados pode fazer com que a pessoa que acabou de entrar para a academia ganhe lesões, machucados e dores, consequência da prática inadequada dos exercícios.

Por isso, ao entrar para uma academia é fundamental certificar-se de que ela conta com profissionais capacitados e disponíveis para acompanhar seu treino e garantir que você atinja seus objetivos de forma segura e eficaz.

Além disso é essencial que você tenha cuidado para não cometer alguns erros muito comuns para quem começa um treinamento. Confira quais são:

Pular o aquecimento
Com a ansiedade para começar o treino, muitas pessoas costumam deixar o aquecimento inicial de lado. Isso é um grande erro. Exercícios aeróbicos aumentam a temperatura corporal e prepara o sistema cardiorrespiratório para a atividade. Ao pular o aquecimento, a pessoa pode entrar em situação de estresse muscular e aumentar os riscos de se machucar. Uma caminhada ou corrida leve de cinco a dez minutos são suficientes antes de iniciar o treino.

Querer compensar o tempo de afastamento
Quando passamos um tempo afastados da academia bate a culpa e quando voltamos queremos compensar o tempo perdido, seja triplicando o tempo de treino ou a carga dos exercícios. Além de ser um grande perigo para saúde retomar as atividades e fazer esforço excessivo, seu rendimento provavelmente será mais baixo. Para voltar à ativa o ideal é dividir o treinamento pela semana e aumentar a intensidade aos poucos.

Não seguir as orientações do instrutor
Algumas vezes, os alunos não gostam quando o instrutor impõe limites. Mas é importante saber que ele faz isso para garantir que você atinja seus objetivos com segurança. É muito comum algumas pessoas aumentarem a carga do treino além do recomendado pelo instrutor. Isso vai causar dores desnecessárias e o cansaço extremo pode nos fazer sair da posição adequada, podendo causar lesões mais graves.

Seguindo corretamente as orientações do seu instrutor e evitando esses erros comuns você certamente vai tirar maior proveito do seu treino!