7 fontes de proteínas poderosas para o seu corpo

19 de Setembro de 2013

As proteínas são como blocos de construção essenciais para as células do corpo humano. Elas constituem entre 18 e 20% do nosso organismo.

A carne vermelha é provavelmente a fonte de proteína mais conhecida. Mas se você deseja cortar esse alimento da sua dieta ou procura outras fontes, ela pode ser facilmente substituída por opções mais saudáveis.

Ovos

Um ovo de galinha pode conter cerca de 7 gramas de proteínas, além de diversos outros nutrientes e vitaminas.

Oleaginosas

Ótimas opções para beliscar durante o dia e excelentes fontes de proteína, as oleaginosas são ricas em gordura boa, vitamina E, selênio, zinco, entre outras vitaminas. Cada ¼ xícara desses alimentos deve ter cerca de 8 gramas de proteína. Acrescente nozes, amêndoas, castanhas de caju, castanhas do Pará, amendoins, avelãs e pistaches na sua dieta.

Soro do leite

A proteína do soro de leite é uma das duas proteínas encontradas em produtos lácteos. Whey Protein (proteína do soro de leite) compõe 20% da proteína encontrada no leite, é a proteína superior para a construção muscular pois é absorvida rapidamente e provoca um grande e rápido aumento nos níveis de aminoácidos no sangue. Proteína de soro de leite é rica em aminoácidos glutamina para o músculo e aminoácidos de cadeia ramificada, que podem alimentar o trabalho muscular durante o exercício.

Cogumelos

De acordo com nutrólogos, 100 gramas de cogumelo (pronto e sem a água) tem praticamente a mesma quantidade de proteína de uma porção de 100 gramas de carne vermelha. Os cogumelos podem ser consumidos de diversas formas e todos os seus tipos, como shimeji, shitake, funghi e paris, são boas fontes de proteínas.

Leguminosas

Além do feijão, ervilha, lentilha, soja e grão de bico, também são excelentes fontes de proteína vegetal, sem falar nas outras vitaminas e minerais.

Proteína de ervilha

Essa proteína é de fácil digestão e contém altos níveis de compostos essenciais de fortalecimento muscular, tais como glutamina e aminoácidos de cadeia ramificada. Uma xícara de ervilhas contém nove gramas de proteína e ao contrário de muitas outras fontes de proteínas vegetais, ela não contém compostos anti-nutrientes, que podem inibir a absorção de vitaminas e minerais durante a digestão.

Carne de frango

Apesar de a carne vermelha ser a mais popular no quesito proteína, a maior concentração delas estão na carne de frango. A carne do frango é uma fonte magra e pode ser preparada de inúmeras maneiras. Um peito de frango produz 54 gramas de proteína e quatro gramas de leucina, a quantidade necessária para máximo a síntese de proteínas em uma determinada refeição.

Viu só? Opções não faltam para incluir proteínas na sua alimentação.