Os benefícios do pilates durante a gravidez

23 de Setembro de 2013

Ao contrário do que muitos podem pensar, praticar atividades físicas durante a gravidez não representa necessariamente um perigo para a mãe e o bebê e pode ser muito benéfico para ambos. Entre as atividades mais recomendadas para as futuras mamães está o pilates.

O pilates é um exercício de pouco impacto e oferece diversos benefícios para quem o pratica. Entre os principais benefícios do pilates para grávidas, podem citar:

  • Melhora a postura e evitar as dores nas costas
  • Alivia o inchaço das pernas, ajudando a fortalecê-las para que aguentem o novo peso
  • Incentiva o trabalho do períneo, evitando problemas futuros de incontinência urinária
  • Os exercícios de contração abdominal ajudam a fortalecer a musculatura abdominal e na região do útero, o que facilita o trabalho de parto
  • Trabalha a consciência respiratória, a mãe aprende a respirar melhor de maneira profunda e controlada, isso será muito importante para ajudar a relaxar o corpo entre uma contração e outra

A prática de exercícios melhora a circulação sanguínea. Como o pilates trabalha diversas posições, todos os membros são beneficiados pela irrigação sanguínea mais equilibrada.

Como as posições do pilates, alongamentos e relaxamento, são feitas de forma tranquila e calma, o praticante consegue se exercitar e ainda permanecer relaxado, sem sentir exaustão. Para as futuras mães, isso é fundamental.  

A pratica de pilates será benéfica durante a gravidez, seus ensinamentos serão uteis durante o parto e os resultados ainda vão proporcionar uma rápida recuperação pós-natal.  Os bebês também são beneficiados com a pratica do pilates. Durante a pratica, o bebê recebe endorfina, o hormônio do relaxamento, contribuindo para o seu bem-estar

Lembre-se: assim como toda atividade, antes de iniciar a pratica a gravida precisa consultar seu médico sobre possíveis restrições. Nunca pratique pilates sozinha, a execução errada de algum movimento pode ser prejudicial. Durante as aulas, qualquer dor deve ser avisada imediatamente. Converse com seu instrutor de pilates e analisem juntos, qual o seu limite..