Como tratar a anemia?

08 de Outubro de 2013

O tratamento para a anemia depende do tipo, causa e gravidade do estado. Os tratamentos podem incluir mudanças na dieta ou suplementos, medicamentos, procedimentos ou de cirurgia para tratar a perda de sangue.

Objetivos do tratamento
O objetivo do tratamento é aumentar a quantidade de oxigênio que o sangue pode transportar. Isto é feito através do aumento da contagem de glóbulos vermelhos e / ou o nível de hemoglobina. (A hemoglobina é a proteína rica em ferro presente nos glóbulos vermelhos que transporta o oxigénio para o corpo.) As mudanças dietéticas e suplementos.

Baixos níveis de vitaminas ou de ferro no organismo podem causar alguns tipos de anemia. Estes níveis reduzidos podem ser o resultado de uma dieta pobre.

Para aumentar o seu nível de vitamina ou ferro, o seu médico pode pedir-lhe para mudar a sua dieta ou tomar vitaminas ou suplementos de ferro. Suplementos vitamínicos comuns são a vitamina B12 e ácido fólico (folato). A vitamina C é dado às vezes para ajudar o corpo a absorver o ferro.

Seu corpo precisa de ferro para produzir hemoglobina. Seu corpo pode absorver mais facilmente ferro de carnes do que de legumes ou outros alimentos. Para tratar a sua anemia, o médico pode sugerir comer mais carne, especialmente carne vermelha (como carne ou fígado), bem como frango, peru, carne de porco, peixe e marisco. Outros alimentos que são boas fontes de ferro incluem:

- Vegetais de folhas verdes escuras espinafre e outros;
- Tofu;
- Ervilhas, lentilhas, soja e grão de bico;
- As frutas secas, como ameixas, passas e damascos;
- Suco de ameixa;
- Cereais enriquecidos com ferro e pães.

Você pode olhar para os rótulos nutricionais em alimentos embalados para descobrir o quanto os itens contêm ferro. O valor é dado como uma percentagem da quantidade total de ferro que você precisa todos os dias.

Grandes quantidades de ferro podem ser prejudiciais, assim o recomendado é tomar suplementos de ferro orientados pelo seu médico. Vitamina B12 Os baixos níveis de vitamina B12 pode levar a anemia perniciosa. Este tipo de anemia muitas vezes é tratada com suplementos de vitamina B12. Boas fontes alimentares de vitamina B12 incluem:
- Cereais matinais com adição de vitamina B12;
- Carnes, como a carne, fígado, aves e peixes;
- Ovos e produtos lácteos (tais como leite, iogurte e queijo);
- Alimentos fortificados com vitamina B12, como bebidas à base de soja e hambúrgueres vegetarianos. Vitamina C A vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro. Boas fontes de vitamina C são os vegetais e frutas, especialmente frutas cítricas. As frutas cítricas incluem laranjas, toranjas, tangerinas e frutos semelhantes. Frutas, verduras e sucos frescos e congelados costumam ter mais vitamina C do que os enlatados.