O papel da água no corpo

10 de Outubro de 2013

Beber uma boa quantidade de água é vital para sua saúde. Você nunca pode imaginar que apenas por beber uma boa quantidade de água, você ganharia benefícios de saúde tremendos e às vezes você pode até mesmo jogar fora o medicamento de enxaqueca.

Antes que você possa apreciar os benefícios da água para a sua saúde, vamos rever o papel da água no corpo humano.

O corpo humano é constituído por 55% a 78% de água, isso vária muito pelo tamanho do corpo. Uma regra geral, 2/3 do corpo é constituído por água, se tornando assim o componente principal do corpo humano. Você sabia que seus tecidos e órgãos são feitos principalmente de água?

Aqui está a quantidade de água que compõe : Músculo consiste de 75% de água; Cérebro consiste de 90% de água; Osso consiste em 22% de água; O sangue é composto por 83% de água.  

As funções da água no corpo humano são vitais. A água:

  • Transporta nutrientes e oxigênio para as células;
  • Hidrata o ar nos pulmões;
  • Ajuda com o metabolismo;
  • Protege o nosso órgão vital;
  • Ajuda os nossos órgãos de absorver melhor os nutrientes;
  • Regula a temperatura corporal;
  • Desintoxica;
  • Protege e hidrata nossas articulações.

Cada célula do seu corpo precisa de água da cabeça aos pés. É por isso que é tão importante beber bastante líquido. Tomemos, por exemplo, o cérebro é constituído por 90% de água, se você não fornecer água suficiente para o seu corpo, seu cérebro não pode funcionar bem, e você vai ter dor de cabeça ou enxaqueca.

Quando nosso organismo está desidratado alguns sintomas podem ser observados: a boca seca, sentimos sede, os lábios ficam rachados e nossa urina aparece mais escura. A falta de água no organismo pode causar uma série de problemas, entre eles:

Fadiga
A desidratação corporal diminui a velocidade da atividade das enzimas e causa fadiga.

Envelhecimento precoce
A água ajuda o organismo a combater os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce dos órgãos e da pele.

Excesso de peso e obesidade
Muitas vezes confundimos sede com fome, e essa confusão pode nos levar a comer mais do que o necessário. O consumo de água também estimula a eliminação de toxinas e de resíduos, proporcionando a sensação de saciedade.

Infecções urinárias
A quantidade de água ingerida todos os dias influencia diretamente nas funções renais e de todo o sistema urinário.