Como prevenir a obesidade

15 de Outubro de 2013

Quais são as causas da obesidade?
Muitas pessoas vivem uma rotina estressante, com problemas no trabalho, família, financeiro e não usufruem de uma vida saudável. Com isso, o número pessoas com obesidade ou pessoas que estão quase lá, cresceu muito no Brasil. Porém, o caminho para quem está obeso e o sobre peso é o mesmo: exercícios diários, uma dieta saudável e um compromisso de longo prazo para prestar atenção ao que você come e bebe.

Exercite-se regularmente
De acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva, você precisa fazer entre 150 a 250 minutos de atividade de intensidade moderada por semana para evitar o ganho de peso. A melhor forma de prevenir e combater o a obesidade é adotando um estilo de vida ativo. Você não precisa viver na academia e participar de competições de força e resistência, basta encontrar e praticar regularmente atividades físicas simples e prazerosas. Além da musculação, você pode optar por atividades, como caminhada, andar de bicicleta, natação, dança, pilates, etc.

Coma refeições e lanches saudáveis
Concentre-se em baixas calorias, alimentos ricos em nutrientes, como frutas, verduras e grãos integrais. Evite gorduras saturadas, doces e álcool. Apenas certifique-se de escolher alimentos que promovem um peso saudável e uma boa saúde.

A recomendação oficial da FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) é o consumo diário de cerca de dois mil calorias, distribuídas em alimentos, como lácteos, carnes, cereais, frutas, verduras e legumes.

Conheça e evite as armadilhas dos alimentos que você come
Identificar situações que desencadeiam fora do controle alimentar. Tente manter um diário e anote o que você come, quanto você come, quando você come, como você está se sentindo e quando você está com fome. Você pode planejar com antecedência e desenvolver estratégias para lidar com esses tipos de situações e manter o controle de seus comportamentos alimentares.

Monitore seu peso regularmente
Pessoas que se pesam pelo menos uma vez por semana tem mais sucesso em manter o excesso de quilos. Monitorar seu peso pode dizer se você está no caminho e pode ajudá-lo a detectar pequenos ganhos de peso antes que se tornem grandes problemas.

Mantenha-se bem hidratado
Muitas vezes confundimos sede com fome. Os sinais de desidratação do corpo são muito semelhantes aos sinais de fome. A recomendação geral é consumir de oito a dez copos d?água por dia, mas cada pessoa deve estar atenta à necessidade do seu corpo.