Por que parar de fumar hoje?

22 de Outubro de 2013

Os exercícios físicos e a boa alimentação são grandes passos para uma vida saudável, porém se você continuar a fumar, todo o seu trabalho ser inútil, comparado aos inúmeros problemas que você terá em sua vida. Os principais problemas que poderão lhe afetar são: diminuição de tempo de vida, aumento na chance de ter câncer, problemas cardíacos e respiratório.

Muitas pessoas sabem o quão mal faz o cigarro para a vida e mesmo assim continuam a fumar. Pensando nisso, montamos algumas pequenas lembranças dos males do tabagismo e por que você deverá parar de fumar hoje!

A maioria das pessoas sabe que fumar pode causar câncer de pulmão, mas também pode causar muitos outros tipos de câncer e doenças.

Fumar provoca a morte e a cada ano o número de mortos por conta de uma vida de tabagismo aumenta no Mundo inteiro. Por exemplo, no Reino Unido mais de 100.000 mortes estão diretamente relacionadas ao tabagismo. Dessas mortes, cerca de 42.800 são de cânceres relacionados ao fumo, 30.600 mil de doenças cardiovasculares e 29.100 morrem lentamente de enfisema e outras doenças pulmonares crônicas.

Você deve estar se perguntando, mas por que o cigarro faz tanto mal assim? Como os cigarros prejudicam a saúde? O cigarro contém mais de quatro mil compostos químicos e pelo menos 400 substâncias tóxicas. Quando inalado o cigarro queima a 700 ° C na ponta e cerca de 60 ° C no núcleo. Este calor divide o tabaco para produzir várias toxinas. Como um cigarro queima, os resíduos estão concentrados para no filtro.

Os produtos que são mais prejudiciais são:

  • Tar, uma substância cancerígena;
  • Nicotina é viciante e aumenta os níveis de colesterol em seu corpo;
  • Monóxido de carbono reduz o oxigênio no corpo;
  • Componentes da fase de partículas do gás e causadoras de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Dicas para parar de fumar
Existe uma diversidade de métodos que podem ajudá-lo a largar o vicio do cigarro. Mas somente você pode definir que será eficiente para o seu organismo. Existem algumas ações que podem ajudar nesse desafio:
  • Defina no calendário um dia para começar, na data definida, pare com o cigarro de maneira abrupta.
  • Evite as situações que aumentem o desejo de fumar, como tomar café, sair com os amigos para a área de fumantes.
  • Busque alternativas para combater a ansiedade e o estresse, você pode praticar uma atividade física ou adotar uma nova ação para educar seu corpo a se acalmar, como contar até dez ou chupar uma bala.
  • A respiração labial pode ajudar nos momentos em que a vontade de fumar se manifestar: encha o peito profundamente, feche os olhos e exale o ar lentamente através dos lábios semicerrados. Durante a exalação fique relaxado e procure sentir todas as partes do corpo, repita o processo sempre que preciso.
  • Mantenha-se hidratado, beba bastante liquido e procure comer alimentos mais leves.