Alimentos ricos em ferro que ajudam na anemia

06 de Novembro de 2013

A anemia é uma condição que se desenvolve quando o sangue não tem glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente ou hemoglobina. Se você tem muito poucas ou anormal células vermelhas no sangue, ou a sua hemoglobina é anormal ou baixa, as células do seu corpo não recebe oxigênio suficiente. Os sintomas de anemia como fadiga ocorrem porque os órgãos não estão recebendo o que eles precisam para funcionar corretamente.

Anemia é a condição do sangue mais comum no mundo, mulheres e pessoas com doenças crônicas têm maior risco de anemia. Fatores importantes a serem lembrados são:

  • Certas formas de anemia são hereditárias e crianças podem ser afetadas a partir do momento do nascimento.
  • As mulheres na idade fértil são particularmente suscetíveis à anemia por deficiência de ferro por causa da perda de sangue da menstruação e o aumento das exigências de fornecimento de sangue durante a gravidez. 
  • Os adultos mais velhos também podem ter um risco maior de desenvolver anemia por causa da má alimentação e outras condições médicas. 
  • O alimento que contém ferro em sua composição ajuda e muito a prevenir a anemia no sangue. A anemia por deficiência de ferro, a forma mais comum de anemia, é uma diminuição no número de células vermelhas do sangue causadas por muito pouco ferro. Sem ferro suficiente, seu corpo não pode produzir hemoglobina suficiente, uma substância presente nos glóbulos vermelhos que torna possível para eles para transportar oxigênio para os tecidos do corpo. 
  • O espinafre muito conhecido pelo desenho animado Popeye, no qual os alimentos gerava força ao personagem, não lhe dará força sobrenatural, mas, porém irá fazer com que você insira uma boa quantidade de ferro em seu organismo. 

Como seu corpo utiliza o ferro dos alimentos
Quando você come alimentos com ferro, o ferro é absorvido pelo seu corpo, principalmente através da parte superior de seu intestino delgado. O ferro heme é derivado de hemoglobina. É encontrado em alimentos animais que originalmente tem contido hemoglobina, tais como carnes vermelhas, peixes e aves. Seu corpo absorve mais ferro a partir de fontes heme. 

Os alimentos ricos em ferro
Muito boas fontes de ferro, incluem:
Carne ou fígado de frango 
Moluscos ou mexilhões
Ostras
Carne cozida
Sardinhas em conserva, enlatadas em óleo
Peru cozido
Frango
Linguado, salmão ou atum
Presunto
Carne de vitela

Inclua alimentos com ferro em sua alimentação e previna os problemas de anemia por falta de ferro no sangue.