Como fortalecer o sistema imunológico comendo corretamente

11 de Novembro de 2013

A função do sistema imunológico é trabalhar 24 horas por dia para manter nosso corpo protegido e saudável. Seu sistema imunológico é importante para o corpo humano, ele é associado ao um próprio exército pessoal, que protege seu corpo contra ataques de invasores como bactérias, fungos e vírus, a defesa contra infecções e vários tipos de câncer. Muitas vezes o sistema funciona de forma inteligente, que é capaz de lembrar certos tipos de infecções do passado para na próxima vez que tentar atacar, estar preparado. Mas, assim como qualquer outro sistema do corpo, o sistema imunológico pode deteriorar-se se você não tratá-lo bem.

Aprenda a deixar o seu sistema imunológico forte com uma boa alimentação:

Comer certo
Na teoria, todos nós sabemos os alimentos saudáveis para saúde, porém muitas vezes fatores emocionais, psicológicos ou até problemas do dia-a-dia podem levar a comer errado e muito. Evitar comer em excesso é uma forma de não aumentar o peso e não prejudicar o sistema imunológico, uma vez que pessoas obesas tem limitações para o funcionamento do sistema. 


Pensando nisso, encontramos alguns alimentos que irão colaborar para o ótimo funcionamento do seu sistema imunológico, que são eles:

- Alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas e brócolis;

- Alimentos ricos em Vitamina E, como nozes e grãos integrais;

- Alimentos ricos em zinco, como feijão, peru, caranguejo, ostras e carne bovina;

- Bioflavanoides, que são encontrados em frutas e legumes;

- Alimentos ricos em selênio, como frango, grãos integrais, atum, ovos, sementes de girassol e arroz integral;

- Alimentos ricos em carotenoides, como cenoura e inhame;

- Ômega 3 ácidos graxos, encontrados em nozes, salmão, atum, óleo de linhaça e óleo de sementes de cânhamo.

Claro , você pode encontrar esses nutrientes em forma de pílula, mas a comida é sempre o melhor e mais útil fonte de vitaminas e minerais. Os suplementos podem ser obscuros, uma vez que nenhum órgão regulador garante que eles contêm o que eles pretendem, ou que vai ser absorvido, assim como os nutrientes que você começa a partir de alimentos.