Os alimentos ricos em Zinco

12 de Novembro de 2013

Quais os benefícios do zinco para o organismo?
O zinco é um sal mineral que traz diversos benefícios para o organismo. Apesar de as necessidades humanas de zinco serem baixíssimas, sua deficiência pode causar muitos problemas para saúde. O zinco ajuda a regular inúmeras funções corporais, auxiliando na saúde e favorecendo o emagrecimento e o ganho de massa muscular. Entre os principais benefícios do zinco para o corpo podemos citar: Prevenção de doenças crônicas O zinco possui funções antioxidantes e colabora para a reprodução saudável das células, beneficiando o bom funcionamento de todos os sistemas do corpo e ajudando a prevenir doenças crônicas e degenerativas. Aumento da imunidade O zinco também ajuda a manter o bom funcionamento do sistema imunológico. A presença desse mineral no corpo aumenta o número de linfócitos T tornando o sistema imunológico mais potente. Auxilia na perda de peso Um dos benefícios do zinco é o aumento da sensibilidade à insulina gerando uma tendência à diminuição da produção desse hormônio. A insulina estimula o acúmulo de gordura. O consumo de zinco também influência as funções da tireoide, os hormônios dessa glândula regulam a velocidade do metabolismo, favorecendo a queima de calorias.

O que a falta de zinco pode fazer ao organismo?
A deficiência de zinco pode levar ao atraso no crescimento, diarreia, impotência, perda de cabelo, lesões na pele e olhos, diminuição do apetite e depressão. Por outro lado, consumindo muito zinco pode levar a náuseas, vômitos, perda de apetite, cólicas abdominais, diarreia e dores de cabeça em curto prazo e pode atrapalhar a absorção de cobre e de ferro em longo prazo.

Quais são os alimentos ricos em zinco?
Se você tem uma deficiência de zinco, alimentos de origem animal são as melhores fontes de zinco, do que alimentos de origem vegetal. Abaixo está uma lista dos dez alimentos mais elevados em zinco: 1- Frutos do mar (ostras cozidas); 2- Carne de cordeiro; 3- Trigo; 4- Espinafre; 5- Abóbora e sementes de abóbora; 6- Caju; 7- Cacau e Chocolate (cacau em pó); 8- Carne de porco e frango; 9- Feijão 10- Cogumelos Brancos.