Cuidados com a pele: 5 dicas para uma pele saudável

29 de Novembro de 2013

Os cuidados com a pele devem começar com a proteção ao do sol e a limpeza diária da pele. Essas ações poderão manter sua pele saudável e brilhante para os próximos anos.

Além disso, o bom cuidado com a pele retarda o processo natural de envelhecimento e previne problemas de saúde, como o câncer de pele. Por isso, comece a cuidar da saúde da sua pele com essas cinco dicas:

1. Proteja-se do sol
Uma das maneiras mais importantes para cuidar da sua pele é protegendo ela do sol. Uma vida inteira de exposição ao sol pode causar rugas, manchas e outros problemas de pele, bem como aumentar o risco de câncer de pele. Para a proteção mais completa do sol: Use protetor solar - Use um protetor solar de pelo menos 15 FPS, caso você tenha uma pele muita clara use o 30 FPS. O importante é ter em mente que devemos passar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados. Procure sombra - Evite o sol das dez horas às quatro horas da tarde, nesse período os raios solares são mais fortes.

2. Não fume
Fumar faz sua pele parecer mais velha e contribui para as rugas. Fumar reduz os vasos sanguíneos minúsculos nas camadas mais externas da pele, o que diminui o fluxo sanguíneo. Isso esgota a pele de oxigênio e nutrientes que são importantes para a saúde da pele. Fumar também causa danos ao colágeno e a elastina, as fibras que dão a sua pele força e elasticidade. Além disso, as expressões faciais repetitivas que você faz quando fuma, como pressionar seus lábios quando inala e apertando os olhos para impedir a entrada de fumaça, podem contribuir para as rugas. Se você fuma, a melhor maneira de proteger a sua pele é parar de fumar. Consulte seu médico sobre dicas e tratamentos para ajudar a parar de fumar.

3. Faça limpeza diária
A limpeza diária da pele ajuda a retirar as impurezas causadas pelo ar poluído e ainda tirar a oleosidade contida na pele durante o dia. Limitar o tempo do banho e evitar utilizar sabonetes fortes, escolha produtos de limpeza suaves. Hidrate a pele sempre. Se a sua pele é seca, use um hidratante adequado ao seu tipo de pele. Para o uso diário, considere um hidratante que contém SPF.

4. Coma saudável
Uma dieta saudável pode ajudar de muitas maneiras. Consuma bastante frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras.

5. Gerir o estresse
Estresse não controlado pode tornar a pele mais sensível e desencadear acne. Caso você esteja se sentindo sobrecarregado com o estresse, pare e analise o que você poderá fazer para geri-lo.