Quais são os benefícios da Vitamina A

10 de Fevereiro de 2014

A vitamina A, também chamada de retinol, ajuda os olhos se ajustarem às mudanças de luz e também ajuda a manter os olhos, pele e membranas mucosas úmidas. A maior parte das vitaminas A vem de alimentos de origem animal, mas alguns alimentos fornecem o betacaroteno através das plantas que também possui propriedades antioxidantes que neutralizam os radicais livres no organismo que causam dano tecidual e celular. Alguns estudos científicos sugerem que o beta caroteno pode ajudar as pessoas que já têm doença arterial coronariana (DAC).

Qual a quantidade de vitamina A suficiente?
Recomenda-se que as mulheres consumam 800 microgramas e os homens consumam mil microgramas de vitamina A diária. As principais fontes de vitamina A são: Fígado bovino Gema de ovo Queijo Cheddar Leite fortificado. Principais fontes de betacaroteno incluem: Batata doce Cenouras Abóbora Cantalupo Brócolis Damascos Espinafre e couve

Algumas pessoas tomam grandes doses de vitaminas solúveis em gordura, que pode levar à toxicidade. Comer uma dieta normal de alimentos ricos nessas vitaminas não irá causar um problema. Lembre-se, você só precisa de pequenas quantidades de qualquer vitamina. No caso da vitamina A, o consumo excessivo tem sido associada a um risco aumentado de fraturas em mulheres na pós-menopausa.

Quais são os benefícios da Vitamina A?
Imunidade - A vitamina A fortalece as membranas mucosas, o revestimento dos olhos, respiratório, urinário e intestinal e é também essencial para os linfócitos ou células brancas do sangue, que combatem a infecção uma vez no corpo.

Olhos - Vitamina A, quando convertido na retina (retinaldeído) é vital para a saúde dos olhos. Ela permite que o olho distingue efetivamente entre claro e escuro, melhorando assim a visão noturna. Além disso, a vitamina A é acreditado para lutar contra a catarata, degeneração macular, glaucoma e outras doenças oculares relacionadas à idade.

Ossos e dentes - Quando convertido em ácido retinoico, vitamina A mantém efetivamente ossos e dentes saudáveis. A dentina, que também requer vitamina A, forma a camada dura de material dentro de nossos dentes, garantindo assim a sua força. A vitamina A também desempenha um papel importante na substituição desgastado ou velho tecido por tecido novos para garantir ossos e dentes saudáveis.

Pedra no Rim - A pedra nos rins, ou partículas sólidas no sistema urinário, pode causar dor, náuseas e vômitos quando as pedras são formadas. A vitamina A produz um composto mineral no organismo chamado fosfato de cálcio que previne a formação dessas partículas sólidas.

Câncer - Como um poderoso antioxidante, a vitamina A briga contra o estresse oxidativo, ou "ferrugem celular", dentro de nossos corpos, protegendo-nos, assim, a partir de problemas de saúde como a catarata, aterosclerose, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer.

Sistema Reprodutor- Vitamina A é conhecida por ser essencial para o processo reprodutivo de ambos os machos e fêmeas.