Alimentação pré-sono ideal para ajudar na sua dieta

02 de Maio de 2016

Você sabia que sua alimentação tem relação direta com seu sono? Existe uma forte relação entre uma dieta equilibrada e a qualidade do seu descanso, é a dieta do sono.

Para garantir uma noite de sono tranquila, você precisa ter muita atenção aos alimentos que consome antes de dormir. Confira algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono com uma alimentação mais adequada: 

- Como cada corpo reage de forma diferente e a rotina diária também interfere na qualidade do sono, a quantidade de horas dormidas necessárias para repor as energias varia de pessoa para pessoa, mas normalmente, a maior parte necessita de no mínimo, 8 horas de sono.

- Problemas de insônia e falta de sono pode trazer a necessidade por consumo de açúcar, a falta da sensação de saciedade e a compulsão por comer muito.

- Evite consumir alimentos estimulantes, como café, mate, chá verde, bebidas alcoólicas e refrigerantes, horas antes de se deitar para dormir

- Pesquisas indicam que o consumo de gordura saturada também pode diminuir o tempo e a qualidade de um sono profundo e restaurador. Portanto, evite comidas gordurosas, no período noturno.

- A ingestão rica de fibras horas antes de dormir resultam em um sono mais profundo e o organismo gasta mais tempo na fase 1, que é a do sono leve.

- Evite consumir em excesso açúcares e produtos industrializados, essa combinação de açúcar, corantes e aditivos químicos aumentam citocinas pró-inflamatórias, que estão relacionadas à insônia.

- Uma dieta rica em grãos integrais, frutas frescas, vegetais, lácteos e fontes magras de proteína melhora a qualidade do descanso.

- A combinação desses alimentos contém uma boa quantidade de triptofano, necessário para a produção da serotonina, neurotransmissor responsável por regular o sono. 

- Infusões de ervas como valeriana, capim-cidreira, hortelã, camomila e lúpulo são conhecidas por ajudarem a melhorar a qualidade do sono.

- No caso das infusões, é recomendado que elas sejam adoçadas com mel, composto por carboidratos simples.  

Aproveite as dicas e melhore os resultados da sua dieta com boas noites de sono!