Devo ou não fazer uso de suplementos?

25 de Julho de 2017

Olá! Me chamo Amanda Moreno, concluí a graduação em Nutrição em 2010 no Centro Universitário São Camilo, tenho especialização em Nutrição Clínica, metabolismo, prática e terapia nutricional pela Universidade Gama Filho. Atualmente curso especialização em Nutrição Esportiva Funcional na VP-Centro de Nutrição Funcional e atendo em consultório. Estarei escrevendo para o blog com o objetivo de contribuir positivamente falando um pouco de alimentação, principalmente voltada para a prática de atividade física, esclarecendo dúvidas e orientando os leitores do blog quanto a hábitos alimentares saudáveis.

Nesta primeira matéria aqui no blog, vou esclarecer algumas dúvidas sobre suplementos. 

Em qualquer academia que você entre, vai encontrar dezenas de pessoa que fazem uso de algum tipo de suplemento, mas será que o seu consumo é realmente necessário? Como o próprio nome já diz, o suplemento serve para suprir alguma falta, então ele é utilizado para complementar a ingestão de determinado nutriente, como proteína por exemplo, quando sua necessidade não é atingida através da alimentação. Então, antes de iniciar o uso de qualquer suplemento, você primeiro precisa saber como está a sua alimentação, e se você está conseguindo suprir sua necessidade através da alimentação, caso não esteja, então pode ser indicada a suplementação. Em relação a proteína, é muito mais importante ter um consumo adequado de proteína ao longo de todo o dia do que se preocupar com esse macronutriente apenas após o treino. Sendo assim, não adianta você tomar o whey protein pós-treino se não tem um consumo de acordo com as suas necessidades durante o dia todo. Outra coisa importante é a quantidade, que é uma recomendação individual, nem todo mundo precisa da quantidade de proteína indicado pelo fabricante do produto, pode ser que você precise de mais ou de menos do que o recomendado na embalagem do produto. Falando em ganho muscular, deve-se lembrar que não só a dieta é importante, a dedicação ao treino também é muito importante, assim como o descanso. Então, se você não se dedicar ao treino e não dormir o necessário, seu ganho de massa muscular pode estar prejudicado. Por isso, antes de iniciar o consumo de qualquer tipo de suplemento, importante consultar um nutricionista, para que ele possa adequar sua dieta de acordo com o seu estilo de vida e atividade física, e caso seja necessário a introdução de algum suplemento na alimentação, ele irá te indicar o suplemento adequado, assim como a quantidade a ser consumida e, algumas vezes, o horário do seu consumo.